Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

[Notícias] Criminalização do aborto é inadequada dentro do sistema jurídico brasileiro, afirma representante da UFMG

há 6 anos

A professora Camila Silva Nicácio, coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirmou que a criminalização do aborto nas 12 primeiras semanas de gestação é discriminatório e desproporcional, violando direitos fundamentais das mulheres relacionados à vida, saúde, autonomia e liberdade. A professora se manifestou durante a audiência pública sobre o tema realizada nesta segunda-feira (6), no Supremo Tribunal Federal (STF).

A professora argumentou que a criminalização do aborto é inadequada dentro dos princípios do sistema judiciário brasileiro, que se pauta pela restrição do poder punitivo estatal com o objetivo de evitar ingerência arbitrária e eliminar reminiscências de um estado de polícia no ordenamento jurídico. Ela salientou que os dados sobre a quantidade de mulheres que optam pela interrupção da gravidez mostram que a criminalização fracassa em inibir a realização de abortos no país.

Segundo ela, antes de criminalizar a prática é dever do Estado investir em políticas públicas que promovam a educação sexual, a saúde reprodutiva e acesso ao planejamento familiar, além de medidas preventivas, com a disseminação de informações e distribuição de métodos contraceptivos. A professora da UFMG destacou que o perfil de mulheres vitimadas pelos métodos inseguros de aborto é semelhante ao das mulheres encarceradas, em geral, pobres, negras e marginalizadas, contribuindo para o agravamento da desigualdade de classe e raça no país.

Ela observou que a Corte Interamericana de Direitos Humanos já se posicionou pela possibilidade da legalização do aborto, ao negar pedido de condenação dos Estados Unidos em razão da legalização da prática no estado de Massachusetts, por considerar que o direito à vida não é absoluto, e que os supostos direitos do embrião não podem ultrapassar os direitos das mulheres. Para a professora, cabe ao STF, como órgão máximo do Judiciário, a obrigação de fazer valer as determinações do direito internacional sobre direitos humanos e reconhecer o caráter violador da criminalização do aborto.

PR/EH

Fonte: STF

  • Sobre o autorAtuante no Direito Criminal e Civil
  • Publicações25
  • Seguidores130
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações434
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/noticias-criminalizacao-do-aborto-e-inadequada-dentro-do-sistema-juridico-brasileiro-afirma-representante-da-ufmg/609998761

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A criminalização do aborto não tem a intenção de inibir a prática, mas de punir quem comete crime contra a vida intra-uterina.

Mesmo a mais desinformada das mulheres sabe que se transar sem camisinha (ou sem utilizar outro método contraceptivo) pode engravidar. O "dever do Estado investir em políticas públicas que promovam a educação sexual, a saúde reprodutiva e acesso ao planejamento familiar, além de medidas preventivas, com a disseminação de informações e distribuição de métodos contraceptivos" não tem nada a ver com o crime contra a vida que se visa punir com a criminalização, deve ser feito de qualquer modo. continuar lendo

Boa noite Paulo!

Você não concorda comigo que a criminalização de um fato visa coibir sua prática? É uma relação direta.

No mais, concordo as pessoas precisam ter mais consciência ao gerar uma vida em seu ventre.

Forte abraço. continuar lendo

Também acho um absurdo em pleno século 21 ainda estar se discutindo isso, vários países desenvolvidos já tem flexibilidade no assunto, mas o Brasil querendo dar uma de politicamente correto...

Ninguém pode criminalizar uma pessoa que aborta antes da 13ª semana de gestação, a não ser que essas pessoas vão cuidar da criança e prover tudo que a gestante vá precisar, há mais ai some todo mundo, na hora de opinar é bom, então se não vai cuidar, não vai criar e não esta na situação financeira e psicológica da pessoa, não diga o que ela pode ou não abortar desde que até a 13ª semana de gestação, já que não existe prova de vida clara até esse ponto. continuar lendo

Boa noite David!

O livre-arbítrio também está em questão aí. Particularmente sou contra aborto, mas como você mesmo falou, outros países já estão mais avançados neste ponto.

Forte abraço. continuar lendo