Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

[Notícia] OAB cria grupo para identificar causas e soluções para violência contra a advocacia

há 6 anos


A OAB Nacional irá instaurar uma coordenação, de atuação nacional, para realizar a identificação de possíveis causas a violência contra advogados. Entre as ocorrências, o grupo deverá investigar os possíveis motivos de assassinatos de advogados diretamente ligados ao exercício da profissão.

A proposta da instauração da coordenação foi oficializada à diretoria nacional da OAB pelo conselheiro Federal da Ordem Aurino Bernardo Giacomelli.

"Diante da atual quadra histórica, se constitui a defesa intransigente da integridade física e da própria vida das advogadas e dos advogados brasileiros em tema da maior importância. A advocacia é a voz das garantias fundamentais e das liberdades", afirmou Giacomelli.

De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e da Valorização da Advocacia da OAB, Cassio Telles, afirma que, em documento, formulado com dados enviados por 20 seccionais da OAB, a comissão reforça a existência de uma onda de violência contra os profissionais.

"Os dados mostram que de 2016 para cá, tivemos 72 assassinatos apurados ou comunicados à Ordem. Destes, 45 são apontados como relacionados diretamente ao exercício profissional, dos quais dois tiveram a participação de facções criminosas. Isto é absolutamente espantoso e alarmante."

Telles afirma que a violência contra os advogados é antiga, mas o aumento no número de casos de assassinato destes profissionais torna necessária a criação de um grupo para descobrir as causas desta violência.

"Temos recebido notícias de assassinatos de advogados nos últimos dias. Não que o tema seja novo; infelizmente é antigo, mas há uma perceptível escalada da violência contra profissionais da advocacia. Diante disso, restou manifesta a necessidade de a Ordem traçar um diagnóstico sobre casos e suas causas, para aí então vislumbrar medidas de proteção."

A instauração da coordenação para identificar as causas dessa onda de violência também foi defendida pelo presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, que ressaltou o trabalho da OAB no acompanhamento das rotinas da advocacia em todo o país. "A OAB é firme nessa postura e não abre mão da defesa intransigente de condições dignas para o exercício da advocacia."

A coordenação será composta pelo conselheiro Federal Aurino Bernardo Giacomelli, autor da proposição da criação enviada à diretoria da Ordem; por Cassio Telles, presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia; Eduarda Mourão, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada; e Everaldo Patriota, presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

Fonte: Nação Jurídica

Imagem

  • Sobre o autorAtuante no Direito Criminal e Civil
  • Publicações25
  • Seguidores130
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações710
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/noticia-oab-cria-grupo-para-identificar-causas-e-solucoes-para-violencia-contra-a-advocacia/614007977

Informações relacionadas

Alexandre Da Silva, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 meses

Criminalização da advocacia

Thiago Rodrigues, Advogado
Modeloshá 5 anos

Ação de Divórcio Consensual com Alimentos, Guarda e Partilha de Bens - NOVO CPC

OAB - Seccional Minas Gerais
Notíciashá 8 anos

São João da Ponte: primeira subseção instalada pela nova gestão

Alice Aquino, Advogado
Artigoshá 4 anos

Empréstimo verbal tem validade? Entenda a possibilidade de cobrança

Ricardo Fatore de Arruda, Advogado
Notíciashá 9 anos

O porte de arma ao advogado

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Certo dia fui ao Fórum pegar 4 livros que um Juíz me deu... chegando lá encontrei um casal (Marido e Mulher) ela com medo porque perdeu uma questão de 200,00 Reais.Segundo ela ia deixar a profissão porque quando não ganhava a questão era ameaçada de morte.Eu disse a ela preste atenção a quem vai defender da próxima vez.Nem tudo vale a pena pior do que isso e colocar toda a família em risco. continuar lendo

Verdade Doralice. A relação cliente/advogado pressupõe confiança - de ambos os lados - portanto, devemos buscar também conhecer o cliente e seu histórico, a fim de não nos depararmos com um caso desses. continuar lendo